
Nossas atividades
O grupo CEPARA busca, através de oficinas e minicursos ministrados pelo grupo, promover a ciclagem natural dos nutrientes, presentes em todo ser vivo. Ele proporciona aos seus membros a oportunidade de se aprofundarem em temas da agroecologia, com foco no reaproveitamento de resíduos orgânicos, vivenciando atividades de conteúdo teórico-prático neste tema.
As atividades são, principalmente, ministradas no galpão que funciona como sede do grupo, visto que ele possui um espaço interno capaz de acomodar aproximadamente 40 participantes e em sua área externa, é possível desenvolver todo o ciclo existente no resíduo, desde as técnicas de compostagem para o reaproveitamento dos resíduos, até a utilização do composto orgânico (adubo) na horta e no viveiro que o grupo possui, produzindo algumas verduras, temperos, vegetais e frutas, visando o consumo interno do próprio grupo. Assim, dentre as atividades desenvolvidas pelo CEPARA temos:
- Compostagem em leiras de Aeração Ativa:
Uma das principais atividades do grupo consiste em manter as leiras de compostagem de aeração ativa no espaço externo ao galpão do grupo, utilizando principalmente o esterco bovino proveniente do departamento de zootecnia como fonte de nitrogênio e as folhas secas da varrição do campus como fonte de carbono, provendo a relação C/N adequada ao processo de compostagem.
A montagem das composteiras consiste em fazer camadas intercaladas do material seco (folhas, capim, triturado), com o material fresco (esterco bovino) , o revolvimento das leiras para fornecer oxigênio ao sistema é realizado manualmente, com o auxílio de enxadas e pás, com uma frequência de duas vezes por semana nos primeiros 45 dias e uma vez por semana nos próximos 30 dias, entrando em estado de maturação nos últimos 15 dias, ficando o composto pronto em torno de 3 meses de processo.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
- Compostagem em leira de Aeração Passiva:
Após o grupo ter participado da 2ª Formação em Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos promovida pelo Cepagro - Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo, em Florianópolis - SC em 2016, seus membros obtiveram mais conhecimento sobre a forma de construir leiras de aeração passiva, que não necessitem de um revolvimento ativo, seja manual ou mecânico.
Dessa maneira em 2017 foi construído a leira em alambrado para fornecer a estrutura necessária para que a aeração passiva acontecesse, atualmente esse tipo de leira também está sendo utilizada em outras partes do campus, como as em formato circular que o USP-Recicla com o apoio técnico do CEPARA e parceria com a lanchonete TE-Café, realiza em uma área próxima da sede do grupo na ESALQ/USP.
​
​
​
​
​
​
​
​
- Oficinas de Educação Ambiental:
Visando cumprir os objetivos do grupo, são realizadas periodicamente, atividades de cunho educacional com o público externo ao grupo, atendendo tanto alunos da própria ESALQ, quanto a comunidade piracicabana, escolas e professores da região.
Durante as oficinas, busca-se estimular as conexões entre o reaproveitamento de resíduos orgânicos com a problemática da geração desses resíduos e seu destino final, além de demonstrar na prática como o ciclo dos nutrientes presentes nesse tipo de resíduo, deveria ser naturalmente, partindo do consumo do alimento, tratamento do resíduo, utilização do adubo orgânico na produção de novos alimentos vegetais.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
- Vermicompostagem ou Mini-minhocário:
Um dos materiais didáticos mais utilizados durante as oficinas de educação ambiental é o mini-minhocário desenvolvido pelo grupo, mostrando que com criatividade, o reaproveitamento de resíduos pode ser realizado até nos menores espaços, não necessitando de um quintal enorme ou de muito esforço físico. Além deste, o CEPARA possui folders que orientam na construção do mini-minhocário e de uma composteira, com uma ilustração bem intuitiva e dicas de como utilizá-los posteriormente



