top of page

A Compostagem 

O tratamento de resíduos orgânicos é um tema que vem ganhando espaço nas mídias brasileiras e em encontros relacionados ao tema ambiental, visto a publicação da Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A demanda crescente na produção, transporte e consumo de alimentos gera, como consequência, um aumento significativo no descarte dos resíduos orgânicos, constituindo aproximadamente 50% dos resíduos domiciliares.

 

Estes são enviados para aterros sanitários e a sua decomposição, acarreta a produção de gases ricos em enxofre e metano, além do chorume que não pode ser reaproveitado, pois fica contaminado com metais potencialmente tóxicos da decomposição de pilhas, baterias, lâmpadas, equipamentos eletroeletrônicos que estão misturados ao lixo comum.

 

A compostagem destaca-se como uma ótima forma de transformar esses resíduos orgânicos em um composto/adubo orgânico estável, rico em micro e macronutrientes que são essenciais para o crescimento vegetal na agricultura. Desta forma, diminuindo a quantidade de resíduo enviado para aterros, aumentando assim avida útil dos mesmos. Porém, na ESALQ ainda existem poucas iniciativas relacionadas ao tema, sendo que uma instituição de ensino e pesquisa deveria ser o exemplo para a área.

 

Deste modo, o grupo CEPARA oferece aos seus membros, uma oportunidade de vivenciar a prática da compostagem e de outras técnicas de reaproveitamento de resíduos orgânicos, além de facilitar a busca por conhecimentos no tema, proporcionando suporte para a realização das atividades de educação ambiental, comum pensamento crítico e dinâmico sobre a geração e tratamento desses resíduos pela sociedade como um todo.

bottom of page